30.Set.2011 11:45
0 Comentários

A cerimônia de entrega da 21.ª edição dos prêmios Ig Nobel ocorreu essa semana na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, pra uma plateia de 1,2 mil pessoas e pra milhares de outras pela internet.
Um dos premiados foi Arturas Zuokas, prefeito de Vilnius, na Lituânia, que, pra coibir o estacionamento de carros em locais proibidos, gravou um vídeo no qual usa um tanque de guerra para esmagar um veículo de luxo. Obviamente, ele foi premiado na categoria Paz.
O Ig Nobel é uma sátira do Nobel, direcionada às façanhas que “primeiro fazem as pessoas rir e, depois, pensar”. Dos dez novos vencedores, sete compareceram à cerimônia - sem que suas despesas fossem reembolsadas.
E todos receberam seus troféus das mãos de vencedores do Nobel.
Cada vencedor do Ig Nobel tinha o tempo máximo de 60 segundos pra fazer seu discurso de agradecimento. Quem controlava o limite de tempo era uma adorável, porém implacável, menina de 8 anos.O evento é produzido pela revista científica de humor Anais da Pesquisa Improvável, com o apoio de associações de estudantes da universidade, uma das mais prestigiadas do país.
Marc Abrahams, editor da Annals of Improbable Research, encerrou a cerimônia com o tradicional bordão: “Se você não venceu um Ig Nobel hoje - e especialmente se venceu -, melhor sorte no ano que vem”.

Alguns vencedores deste ano:

Uma bizarra pesquisa realizada há 30 anos e que envolveu tentativas de acasalamento entre besouros em garrafas marrons australianas de cerveja levou o Ig Nobel na categoria Biologia de projetos cietíficos esdrúxulos.

O IG NOBEL de Medicina foi pra um grupo de pesquisadores da Holanda, Bélgica e Alemanha, que visavam demonstrar que ''pessoas tendem a tomar melhores decisões a respeito de certas coisas, mas piores decisões a respeito de outras coisas, quando elas estão com forte vontade de urinar.

O prêmio de Matemática foi dividido entre diferentes pesquisadores que previram sem sucesso, naturalmente, o fim do mundo. Era pra ter terminado em 1954, depois 1982 e também 1992 e 1994 e 1999, 2011. Resta agora 2012. Pesquisadores levaram o premio comédia por ensinarem ao mundo como ser cuidadoso quando se faz cálculos e suposições matemáticas'.



Comentários (0)